Este portal tem como finalidade ser um ponto de referência aos amantes de aeromodelismo e também um ponto de partida para quem tem interesse em iniciar nesse hobby, mas não sabe como.
Com a queda de preços dos eletrônicos e as diversas possibilidades e facilidades para importação de peças, o aeromodelismo tem crescido a cada ano no Brasil e com essa popularização é grande o número de clubes, festivais e até campeonatos pelo país.
O orgão central responsável pela administração do aeromodelismo é a COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), sendo responsável por todas as questões de legislação junto ao Departamento de Aviação Civil e outros departamentos governamentais, além da organização geral do esporte. Os aeromodelistas e clubes podem se associar à confederação e com isso são realizadas as competições oficiais e há o controle e registro do desempenho de esportistas.
História do Aeromodelismo
A história do aeromodelismo começou com Alphonse Penaud. Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular e então obrigado a usar muletas. Começou então e estudar e resolver problemas relacionados a voos.
Em abril de 1870 ele inventa o motor a elástico com tiras retorcidas, que utilizava tiras elásticas para girar uma hélice e movimentar o aparelho. No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora simples montada após “os estabilizadores automáticos” (como ele chamava a engrenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais. Lembrando que isso foi ANTES da invenção do avião.
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos, sendo então o primeiro aeroplano que efetuou um voo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi o precursor das máquinas de voar.
O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o “Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
As Modalidades de Aeromodelos
As principais modalidades do aeromodelismo são:
- VCC – Voo Circular Controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. O aeromodelista faz então movimentos circulares e manobras através dos cabos.
- Voo livre – Nessa modalidade, o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
- Rádio controlado – O aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Embora modalidades clássicas como o voo livre e o voo circular controlado ainda sejam praticadas por alguns admiradores, a grande maioria utiliza o rádio controlado aonde os aeromodelos são controlados por controle remoto possibilitando uma grande gama de opções de aviões, equipamentos e manobras.
Veja abaixo o vídeo de um dos eventos de aeromodelismo do Brasil:
fonte: https://aeromodelobrasil.com/